Cuidados com a alimentação no primeiro trimestre da gravidez

Uma boa alimentação, assim como um estilo de vida saudável, são essenciais durante esta fase inicial da gravidez.

PRINCIPAIS CUIDADOS A TER EM CONTA PARA UMA GRAVIDEZ SAUDÁVEL E TRANQUILA NO 1º TRIMESTRE:

 

  • Sinais e sintomas da gravidez
  • Consultas e exames do 1º trimestre da gravidez
  • Cuidados com a alimentação no 1º trimestre da gravidez
  • Atividades físicas que pode praticar no 1º trimestre da gravidez

QUAIS OS CUIDADOS A TER COM A ALIMENTAÇÃO DURANTE O 1º TRIMESTRE DE GRAVIDEZ?

Uma boa alimentação, assim como um estilo de vida saudável, são essenciais durante esta fase inicial da gravidez. Estima-se que no primeiro trimestre de gravidez o ganho ponderal de peso seja entre 1 a 2.5kg.

A alimentação deve ser equilibrada, rica em frutas e vegetais, assim como em lacticínios e cereais, todos essenciais para uma dieta rica e saudável.

As porções de alimentos a ter na dieta não deve ser diferente daquelas que se tinham antes da gravidez. A prática de uma alimentação saudável e equilibrada deverá, de facto, estar presente ao longo da vida toda.

A água é essencial para que seja mantida uma boa hidratação ao longo do dia. A desidratação pode aumentar o risco de cãibras assim como, aumentar o risco de parto prematuro.

Para as apreciadoras de café, embora o seu consumo não esteja proibido, recomenda-se que não sejam tomados mais do que dois cafés por dia, pois um consumo superior pode aumentar o risco de aborto espontâneo.

Em relação às bebidas alcoólicas, desaconselha-se o seu consumo durante a gravidez pois são um factor de risco para as malformações fetais.
Recomenda-se a suplementação com ferro durante a gravidez (reduz significativamente a incidência de anemia materna e o risco de baixo peso ao nascimento).

Fonte: Mãe Me Quer

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