Dicas para uma boa Gravidez

A gravidez

Este período é uma época realmente mágica na vida de muitos homens e mulheres. A barriga começa a crescer, o bebê passa a ser sentido e depois de um tempo uma nova pessoinha está entre nós.

Apesar de ser algo super bacana ficar grávida não é mole não. Isto porque os efeitos de uma gravidez incomodam e muito. Todo o esforço vale a pena, pois papai e mamãe sabem o que está por vir, no entanto, é preciso aguentar firme.

Durante a gestação o corpo da mulher passa por muitas mudanças importantes. Ela sente dores no peito, nas costas, dores de cabeça, enjoos e o humor fica totalmente variável. Além disto, é preciso arranjar tudo para a nova vida que está chegando. Um planejamento é necessário para que o bebê apareça e aprecie de um bom conforto.

Para que esta época seja ainda mais especial, a mulher pode tomar algumas medidas, de forma a se ter uma ótima gravidez. O futuro papai pode ajudar, mas são coisas simples que as mulheres precisam ter em mente para enfrentar este período. Portanto, tenha atenção às dicas abaixo para ter uma gestação prazerosa e livre de transtornos.

 

Dicas para se ter uma ótima gravidez

Podemos destacar ao menos 4 dicas para quem quer ter uma boa gravidez. Elas são as mais básicas medidas a serem tomadas com este intuito. É extremamente importante que durante toda a gestação o médico ginecologista seja consultado. Todos os passos da futura mamãe e da futura criança necessitam ser supervisionados.

Através da adoção destas medidas e das orientações médicas é possível ter uma gravidez gostosa e livre de problemas. Considere, por exemplo, preocupar-se com a alimentação, realizar atividades físicas, cortar o álcool, a cafeína e o cigarro e tomar todas as vacinas essenciais. Vamos ver cada item em detalhes.

Cuide da alimentação

A alimentação é uma preocupação que temos de ter não somente no momento da gravidez, como durante a vida inteira. É fundamental aceitar que neste período da gestação a barriguinha vai crescer mesmo, no entanto, a mulher necessita ter controle sobre o que come. Sabe aquela história de comer por duas pessoas? Então, está errada.

O ideal é que a pessoa engorde entre 9 a 15 kg. Mais do que isto é desnecessário e preocupante. A mulher deve comer em intervalos regulares e coisas saudáveis, entretanto, ela não estará comendo por duas pessoas.

Três grupos básicos de alimentos não podem ficar de fora desta dieta. São eles: os construtores, os energéticos e os reguladores. Os construtores são os responsáveis pela construção e pela reparação dos tecidos. Eles são as proteínas, encontradas em carnes, ovos e leite. Já os energéticos são os carboidratos. Estes são encontrados nas massas, nos pães, nos biscoitos e nos doces em geral, sendo fundamentais para a produção da energia necessária todos os dias. O último grupo, os reguladores, são as vitaminas e os sais minerais. Estes são encontrados, principalmente, em furtas e em hortaliças. Os reguladores são importantes para a manutenção da saúde, pois participam de uma série de processos bioquímicos do organismo.

Pratique atividades físicas

Muita gente não sabe, no entanto, fazer exercícios durante a gravidez e permitido e é uma ótima ideia. É claro que não são todos os exercícios que ficam liberados. A mulher precisa escolher entre aqueles de baixo impacto como a hidroginástica, a ioga ou o pilates, por exemplo.

A prática de atividades físicas é importante não somente durante a gestação, como durante a vida inteira. Colocar o corpo em movimento faz muito bem à saúde como um todo. Ao fazermos exercícios nos livramos do estresse e distraímos a cabeça com outras coisas. Além disto, durante a gravidez, a atividade física ajuda a preparar a mulher para o momento do parto, deixando-a mais flexível e com músculos mais fortes.

Considere esta opção para ter uma boa gestação. Existe uma série de esportes diferentes hoje em dia nas academias. Escolha aquele que mais lhe agrade e que seja indicado pelo seu médico e coloque o corpo para mexer.

 

Corte o álcool, a cafeína e o cigarro

Isto mesmo, é preciso cortar todas estas substâncias durante a gravidez. Não somente para a manutenção da saúde da mãe, como também para garantir uma boa vida para o futuro bebê.

O álcool e o cigarro são substâncias que interferem no crescimento do feto. A cafeína também é um item preocupante e deve ser reduzida, quando não cortada. Muito do que ingerimos e utilizamos durante a gestação passa para o bebê, o qual está em fase de crescimento. É comum crianças nascerem prematuras e com defeitos e deformidades devido ao uso destas substâncias. Portanto, corte-as agora mesmo da sua rotina. Além disto, a possibilidade de um aborto aumenta consideravelmente quando do uso das mesmas.

 

Tome todas as vacinas essenciais

Durante a gravidez a mulher precisa cuidar da sua saúde e da do futuro bebê. Por este motivo é tão importante que ela tome todas as vacinas necessárias a uma boa gestação. O médico ginecologista é quem vai ajudar nesta hora. Na realidade, ele vai ajudar durante todo o processo. É imprescindível também que exames sejam realizados com frequência, de forma a monitorar a saúde de ambos os pacientes.

As vacinas mais importantes são as que combatem a hepatite B e a rubéola. No entanto, a lista é enorme deve ser seguida. É uma forma simples de evitar problemas de saúde no bebê. Portanto, a medida precisa de atenção. O exame e papanicolau é outra preocupação que toda mulher necessita ter. Ele deve ser feito com certa periodicidade para a devida manutenção da saúde da mamãe.

Outros exames de rotina devem ser feitos como o de sangue e o de curva glicêmica. O ultrassom é o mais conhecido, quando papai e mamãe podem ver o bebê. Um acompanhamento pré-natal é indispensável para que tudo corra bem, já que ele evita o nascimento prematuro e ajuda a detectar problemas. Ter uma ótima gravidez não é difícil, basta seguir algumas dicas e escutar o seu médico.

Fonte: saudemedicina

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *